Plantas antigas e compartimentadas, aberturas pequenas, pavimentos inferiores que recebem pouca iluminação. Os desafios para aprimorar a iluminação natural em um apartamento podem ser os mais variados. No entanto, algumas estratégias podem ajudar a maximizar a entrada de luz nos interiores e trazer benefícios como: conforto, sensação de amplitude, bem-estar e economia de energia.
Abaixo, reunimos algumas das soluções adotadas por arquitetos e designers de interiores para que a luz natural ingresse nos ambientes sem alterar a fachada. São táticas que podem ser extremamente simples como o pintar de uma parede até uma reforma que colabore para a sensação de conforto lumínico mais aprimorada.
Estantes vazadas
É cada vez mais comum ter as estantes como elementos divisores do espaço na arquitetura residencial. Seja de marcenaria ou serralheria, elas podem ser vazadas e permeáveis, permitindo a passagem da luz natural de um ambiente para o outro.
Abrir paredes
Mais comum em edifícios antigos, as plantas podem ser muito compartimentadas e com diversas paredes não-estruturais dividindo os ambientes. Em reformas, é muito comum demolir algumas dessas divisórias para permitir que a luz natural penetre de forma mais profunda o espaço e atinja lugares que antes não alcançava, aprimorando a iluminação como um todo.
Cores claras
Uma solução tão simples quanto eficaz. Quanto mais claras as superfícies do ambiente - pisos, paredes e tetos - ou até mesmo os seus mobiliários, mais ela refletirá a luz. Uma estratégia adequada para lugares que estão em partes mais sombreadas. Afinal, num ambiente que possui incidência solar direta, o excesso de planos brancos podem causar desconforto aos olhos.
Espelhos
Além da sensação de ampliar espaços, os espelhos também são ótimos aliados no momento de iluminar um ambiente, pois eles refletem a luz e ajudam a distribuí-la.
Materiais translúcidos
Quanto mais livres as aberturas como janelas ou portas, maior será a entrada de luz num ambiente. Para lugares que costumam ser mais sombreados, e que não haja a necessidade de total escuridão, ao invés de optar por elementos opacos para as cortinas, persianas e, até mesmo divisórias, é possível buscar por tecidos ou outros materiais que permitam a passagem da luz.